fau41.png

Perguntas Frequentes

INSCRIÇÃO

1. O concurso é aberto para estudantes de arquitetura recém-formados?
Sim. Visando contemplar um maior número de participantes, estendemos a chamada para estudantes de arquitetura recém-formados. Recém-formados devem enviar qualquer documento que comprove que sua colação de grau aconteceu em até um ano da data de abertura das inscrições do concurso (diploma onde conste data de colação de grau, declaração em que conste a data de colação de grau, entre outros).

 

2. A partir de qual semestre os estudantes de arquitetura podem participar? Posso participar sem ser estudante da UFRJ?
Sim. Ir e Vir é um concurso de âmbito nacional aberto para qualquer estudante de arquitetura matriculado ou recém-formado. Não há restrição quanto ao período letivo do participante.

 

3. O concurso fornecerá algo para a comprovação da participação?
Sim, todas as equipes inscritas e que enviarem suas propostas recebem certificado. O certificado é emitido digitalmente e será enviado para o endereço eletrônico cadastrado pelo líder da equipe.

 

4. Que documento devo enviar como comprovante de situação acadêmica?
Estudantes devem enviar qualquer documento que comprove que estão matriculados em curso de graduação (carteirinha estudantil com data de validade, comprovante de matrícula, declaração da coordenação do curso, entre outros), e recém-formados devem enviar qualquer documento que comprove que sua colação de grau aconteceu em até um ano da data de abertura das inscrições do concurso (diploma onde conste data de colação de grau, declaração em que conste a data de colação de grau, entre outros).


PROPOSTAS

 

1. Minha proposta deve respeitar a legislação (zoneamento, código de obras, etc.)? É necessário informar o custo do projeto? 
Não. Ir e Vir é um concurso de ideias, portanto não são consideradas questões legais, como lei de zoneamento e código de obras, assim como o orçamento dos custos do projeto. 

 

2. Fazendo parte da justificativa de projeto da equipe, estamos livres para intervir tanto em glebas vazias, quanto em áreas já ocupadas?
Sim. A área de intervenção é de livre escolha da equipe, desde que esteja inserida no âmbito conceitual estabelecido por cada eixo temático.

 

3. Deve-se fazer estudo topográfico do terreno?
Você pode-se utilizar de qualquer ferramenta para realizar seu projeto. Não é obrigatória a apresentação de um estudo topográfico.

 

4. Qual deve ser a área total do projeto?
Não há limitações de área, altura, número de pavimentos ou movimento de terra.

 

5. Existe um programa mínimo preestabelecido? A escolha por intervenções efêmeras ou permanentes é nossa?
A elaboração do programa fica a critério de cada equipe. Também é livre a opção por intervenções efêmeras ou permanentes.

 

6. Os textos do segundo e terceiro eixos deixam clara a necessidade de especificar um local para a intervenção. Já no primeiro eixo (O Edifício Respira) não chegamos a um consenso se é necessário especificar a área ou se podemos projetar uma intervenção mais genérica considerando aspectos e conflitos que ocorrem em diversos centros urbanos.


Em todos os eixos a escolha do terreno (real ou hipotético) é parte da proposta. Em nenhum dos três está definida a necessidade de um local exato, fica a critério das equipes como delinear a inserção do projeto.

 

7. É obrigatório participar nas três categorias? Podemos mesclar as três temáticas em um projeto único?
Os participantes podem escolher um ou mais eixos temáticos. As situações de projeto poderão ser abordadas separadamente ou em conjunto.

 


ENTREGA

 

1. Quais formas de representação são necessárias para expressar a ideia? Desenhos feitos à mão, plantas, detalhamentos?
O layout gráfico, incluindo texto, desenhos e renderizações, deve ser determinado por cada equipe.

 

2. Posso desenhar à mão livre?
Sim. A equipe pode escolher a melhor ferramenta para o desenvolvimento do projeto, bem como a forma de representação que melhor descreva a proposta.

 

3. As pranchas devem estar em formato retrato ou paisagem?
A orientação das pranchas (retrato ou paisagem) de apresentação é de escolha da equipe. As propostas deverão ser enviadas  em formato A3 com, no máximo 3 pranchas.

Contato

Ilustração: Miguel Angel Palacios Carrasco

Trabalho Final de Graduação 2019 FAUUFRJ

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram